Farinata (panqueca italiana de grão de bico)

Spread the love
Spread the love

Ingredientes

  • 1/2 libra de farinha de grão de bico finamente moída (grão de bico)
  • 1 colher de chá de sal kosher
  • 3 xícaras de água
  • 1/4 xícara de azeite de oliva extra-virgem
  • Pimenta do reino moída na hora
  • Folhas de alecrim colhidas, para polvilhar (opcional)

instruções

  1. 1

    Em uma tigela, misture a farinha de grão de bico e o sal. Aos poucos, adicione água, mexendo sempre, até que se forme uma massa lisa e fina. Deixe repousar, coberto, por pelo menos 4 e até 8 horas.

  2. 2

    Pré-aqueça o forno a 550 ° F e posicione a grade do forno na segunda posição a partir do topo. Se você tiver uma pedra para pizza ou aço para assar, coloque-a na prateleira (ela ajudará a torrar a farinata por baixo, mas não é obrigatória).

  3. 3 –

    Despeje o azeite em uma frigideira grande de ferro fundido bem temperada e gire para cobrir totalmente o fundo em uma camada uniforme. Usando uma colher, raspe qualquer espuma da superfície da massa e descarte. Mexa a massa para misturar bem e despeje na frigideira. Mexa delicadamente para girar o óleo em cima da massa. Tempere com pimenta-do-reino e polvilhe com folhas de alecrim, se usar.

  4. 4

    Ligue o frango. Coloque a frigideira na pedra para pizza ou no aço para assar, ou na grelha do forno, se não estiver usando uma pedra, e cozinhe até que a farinata tenha endurecido, não tremule e esteja totalmente dourada, cerca de 11 minutos. Se o seu forno desligar o ciclo, você pode manter a porta do forno aberta com um utensílio para mantê-la aberta o tempo todo.

  5. 5

    Deixe a farinata esfriar um pouco até firmar. Coma quente ou em temperatura ambiente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *